sábado, 24 de novembro de 2007

Ingressos a R$ 6,00 na rede Cinemark

A rede Cinemark de salas de cinema estará de segunda a quinta-feira com ingressos por seis reais (inteira) e três reais (meia), em toda sua rede de 358 salas da rede. São dez anos da Cinemark, com 202.915.305 ingressos vendidos. A promoção comemora a grande marca.

Policiais fazem curso sobre combate a roubo de bens culturais

Da Redação de Cultura e Mercado
"Entre os dias 7 e 9 de novembro foi realizado, na Academia de Polícia Civil Sylvio Terra (Acadepol) do Rio de Janeiro o Curso de Combate ao Furto, Roubo e Tráfico de Bens Culturais. Uma turma de 60 policiais civis e federais passaram pela especialização, realizada em três dias de formação, com aulas especiais, instruções de profissionais da área cultural e visitas técnicas a museus.
A formação foi iniciada com uma intervenção do secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. Ao longo dos três dias de curso, os policiais estudaram 21 módulos. O objetivo é melhorar o reconhecimento e aprimorar o manuseio das obras de arte, quando for necessário trabalhar com estas peças em função de casos do cotidiano policial como combate à falsificação e liberação legal de quadros, pinturas, estátuas e outros tipos de peças artísticas.
Entre os professores, estão o diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Knauss, historiador pós-doutorado (PhD) pela Universidade Robert Schuman, em Strasbourg, na França, e a arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Rosana Mendes Najjar, doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP)."

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Rede Sol

Rede Sol é um programa da Fundação Cultural de Curitiba que já tem 10 anos. Nele, artistas como cantores, circenses, atores, contadores de história, dançarinos, todos de forma voluntária, vão a hospitais, asilos, escolas especiais e penitenciárias, levar a arte que fazem. Os resultados são belíssimos!
Nosso abraço para a dupla Jheimes e Diogo, que faz parte do programa.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O Natal e a Greve

Só mesmo o espírito natalino! Em Nova York, a já tão falada greve da indústria cultural encontrou um adversário a altura: a criançada. Uma juíza determinou a reabertura de "Dr. Seuss' How the Grinch Stole Christmas! The Musical" na Broadway.
Ainda que os contra-regras estivessem em greve, entendeu-se que o musical poderia não só gerar prejuízos financeiros para os produtores, como emocionais para os pequenos que vão a Nova York para ver o Grinch no Natal. Segundo a agência Reunters, algumas crianças comemoraram a decisão no tribunal.

Projeto Cinearte Sarau Petrobrás

Falamos anteriormente do Trem da Vale, percorrendo o Brasil, levando cinema à população.
Dia 24, sábado, uma outra iniciativa de difusão de cinema, chega agora a Curitiba. É o Projeto Cinearte Sarau Petrobras.
Conforme o texto dado pela Fundação Cultural:
"Em 2007, o projeto Cienarte Sarau Petrobras iniciou sua itinerância pelo sul do país, com a previsão de percorrer 75 cidades de oito estados brasileiros, até o final do ano. Com o nome ampliado para Cinearte Sarau Petrobras Brasil Adentro, o projeto promove exibições de filmes nacionais em um telão inflável de 14m x 9 m, apresentações de grupos locais de teatro e circo, além de oficinas e cursos de gestão cultural para formação de novos produtores culturais. Em Curitiba, a programação deste sábado (24), a partir das 19h, no Largo da Ordem, conta com o espetáculo de palhaços “Café Pequeno da Silva e Psiu”, do Grupo Off-Sina (RJ) e projeção do filme “O ano em que meus pais saíram de férias”.
Ao percorrer Minas Gerais em 2006, quando foi criado, o projeto Cinearte Sarau Petrobras atingiu um público aproximado de 30 mil pessoas, em 34 municípios. Ao aumentar seu alcance, o projeto tem por objetivo ampliar o intercâmbio cultural das diversas manifestações artísticas regionais, aproximando a população do artista e do fazer artístico. Além de oferecer atividades culturais gratuitas à população, o projeto visa à revitalização de espaços de importância histórica e cultural das principais cidades brasileiras. “Somente com a consciência de que a memória cultural de um país é um dos eixos para a construção de uma sociedade mais íntegra e harmoniosa, é que a preservação de nossa história estará garantida”, destaca Mauro Maya, idealizador e coordenador do projeto.
O Cinearte Sarau Brasil Adentro é patrocinado pela Petrobras e realizado pela Art Brasil, empresa mineira que atua no mercado há seis anos, prestando serviço de consultoria de patrocínio, produção e marketing cultural. Em todas as ações o projeto tem selecionado grupos de teatro e circo locais, propiciando fomento e intercâmbio da cultura brasileira. Depois de Curitiba, o Cinearte vai a Blumenau / SC (dia 25), Araucária / PR (dia 26), São Mateus / PR (27), Joinville / SC (dia 28) e Florianópolis / SC (dia 28)."

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Santa e Domenica - até dia 24/11

Oficina de Música de Curitiba

Estão abertas as inscrições para a 26ª Oficina de Música de Curitiba. Traremos novidades e comentários. Por enquanto, conheça o site.


Cinema nos Trilhos

Notável o projeto cultural Cinema nos Trilhos, da Fundação Vale, da Companhia Vale do Rio Doce: arte, inclusão social, atividade lúdica, democratização.
Em pequenos municípios do interior do Brasil da Estrada de Ferro Carajás, nos Estados do Maranhão e Pará, onde por vezes as pessoas nem conhecem ainda o cinema, a caravana chega e exibe filmes em tela grande. Também são feitos vídeos com a história das pessoas que particiam do projeto, tornando-se estes os artistas então. Além disso, várias outras atividades culturais cercam a passagem do Cinema nos Trilhos, inclusive com as crianças. O projeto também abrange Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Goiás.
Clique aqui, conheça o vídeo do Cinema nos Trilhos e se emocione.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

1º Seminário Nacional de Economia Criativa

Dias 26, 27 e 28 de Novembro de 2007 no Auditório da FIEC, em Fortaleza-Ceará, acontecerá o 1º Seminário Nacional de Economia Criativa.
Participarão do evento Albino Rubim (Prof. da Universidade Federal da Bahia), Ana Carla Fonseca (Diretora de Economia da Cultura do Instituto Pensarte), Ana Paula Brandão (Coordenadora de Mobilização Comunitária do Canal Futura), Cristina Lins (Diretora de Pesquisas do IBGE), Eliana Simonetti (Historiadora pela PUC-SP, Jornalista pela Escola de Comunicações e Artes da USP), Fábio Cesnik (Advogado especialista em Legislação Cultural e autor do “Guia do Incentivo à Cultura”), Gonzalo Carámbula (Ex-secretário de Cultura de Montevidéu), Marcos Sá Barreto (Gerente de Desenvolvimento Cultural do Instituto Telemig Celular), Graça Cabral (Diretora executiva do São Paulo Fashion Week), José Luiz Goldfarb (Professor da PUC, de São Paulo, coordenador dos programas de incentivo à leitura “São Paulo: um Estado de Leitores” da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e “Letras de Luz”, da Fundação Victor Civita/Energias do Brasil), Lena Cunha (Mestra em Educação pela FAE/UFMG e Diretora da DUO Informação e Cultura), Paulo Miguez (Professor da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Recôncavo Baiano), Sérgio Xavier (Diretor-presidente do Projeto Intercidadania) e Vlad Iglesias (Designer paulista com foco no estudo da sustentabilidade).
Os temas principais do Seminário serão a Organização do Campo Cultural na Sociedade Contemporânea, a Relação entre Cultura e Estratégias de Desenvolvimento e as Potencialidades da Economia Criativa.
Vale a pena participar! Informações aqui.

Nós somos negros, porque somos Brasil

Oito entra dez blogs do Brasil hoje trazem o post de que comemora-se no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra. Blogs políticos, culturais, pessoais, de tecnologia, história, variedades.
Blogueiros que nem mesmo sabem nada de consciência, para "fazer bonito", postam sobre o negro no Brasil. Isso tem um motivo claro: o Brasil é negro, e mesmo quem não é, é.
A data de 20/11 foi escolhida para marcar a consciência negra porque nesse dia morreu Zumbi dos Palmares, em 1695. A Lei 10.693/2003 operacionalizou a data como comemoração nacional, além de tornar obrigatório o ensiono sobre a história e a cultura afro-brasileira.
Ulysses Xavier, coordenador-geral da I Semana de Cultura Afro-Brasileira que acontece de 24 a 27/11 em Brasília, numa realização da Fundação Cultural Palmares e da Prefeitura do Setor de Diversões Sul (SDS/Conic), traz a reflexão, no site do MinC: "A gente não sabe que o primeiro livreiro do Brasil foi um negro, que o arroz de cuxá é um prato que vem da parte muçulmana da cultura negra ou que o maestro e compositor Carlos Gomes era afro-descendente".
É, nós somos negros. Mesmos os polacos da Barreirinha, em Curitiba. E adoramos ser!

Fahrenheit 911 e Direitos Autorais

Curioso o ocorrido na Universidade Federal do Espírito Santo no mês de setembro passado: desde 2004 funciona na universidade o Cine Falcatrua, onde acontece a Jornada Nacional de Cineclubes Brasileiros. Neste ano porém surgiu uma condenação a pagamento de indenização por danos morais e patrimoniais por causa da exibição do filme "Fahrenheit 911", do cineasta Michel Moore. O autor da ação foi o consórcio Europa, distribuidor do filme. O consórcio Europa ainda pede a "destruição dos equipamentos usados para as exibições". A sentença determinou multa diária de R$ 10 mil se a UFES persistir na exibição de outros filmes.
Mas a parte interessante ainda está por vir: segundo o site Mídia Independente, em entrevista recente, o cineasta Michel Moore afirmou: "Não concordo com as leis de direitos autorais e não quero criar um problema com pessoas que querem apenas assistir aos filmes. Enquanto não tentarem lucrar com o meu trabalho, para mim está tudo bem". O site informa que as exibições no Cine Falcatrua costumam ser gratuitas, respeitando assim a legítima decisão do autor.
Daí vêm aquelas conhecidas críticas aos escritórios centrais de arrecadação e assemelhados, quando não seguem as orientações dos autores das obras. Daí também surgem os grandes conflitos entre as novas tecnologias e os antigos parâmetros de manejo do direito autoral.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Isenção de recolhimento de Ecad pelos cinemas

Por Maria Fernanda Erdelyi, do Consultor Jurídico.
"O projeto de lei que desobriga os exibidores de cinema de pagar 2,5% de sua arrecadação ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) virou alvo de críticas da superintendente executiva da entidade, Glória Braga. “Este projeto de lei é uma aberração jurídica e minimiza a importância da música no filme”, afirma. A proposta está pronta para votação no plenário do Senado.
Glória diz que, se virar lei, o projeto deve criar uma situação de constrangimento. Segundo ela, a proposta contraria tratados com outros países. Hoje, o Ecad recolhe direitos autorais tanto de filmes nacionais como de filmes estrangeiros. Os exibidores de cinema, é claro, concordam com o projeto e defendem sua aprovação. Para eles, a cobrança feita pelo Ecad é alta e pouco beneficia o compositor nacional.
De acordo com Ricardo Difini Leite, presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec) – entidade sindical que congrega todos os sindicatos que representam as exibidoras de cinema – apenas 10% do conteúdo exibido hoje nos cinemas é nacional. Assim, diz ele, dos cerca de R$ 15 milhões repassados ao Ecad, apenas R$ 1,5 milhão chega aos compositores brasileiros. O resto sai do país para os compositores dos filmes internacionais.
Os exibidores argumentam, ainda, que exibem filmes e não música. E mais: chegarão ao fim se concordarem com os valores impostos pelo Ecad, de 2,5% sobre a receita bruta. Atualmente, os exibidores pagam 47,5% da receita bruta da exibição de filmes aos distribuidores incluídos os direitos devidos ao diretor, ao roteirista e aos músicos que participam da obra.
O projeto de lei nasceu no Senado há três anos e, para muitos, como a superintendente executiva do Ecad, foi uma surpresa saber que a proposta continua viva depois de tanto tempo e pronta para votação. Numa tentativa de salvar parte da arrecadação do Ecad, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) propôs emenda ao projeto no sentido de isentar de contribuição apenas os filmes internacionais. A idéia é manter a cobrança sobre os nacionais. Contudo, o relator do projeto no plenário do Senado, senador César Borges (PR - BA), já deu parecer pela rejeição da emenda.
Revista Consultor Jurídico, 19 de novembro de 2007"

Secretaria de Cultura anuncia seleção de artistas do 62º Salão Paranaense

Do site da Secretaria de Cultura do Paraná.

A Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio da direção do Museu de Arte Contemporânea, anuncia os artistas selecionados para expor na 62ª edição do Salão Paranaense. Este ano a mostra vai contar com 26 participantes divididos por artistas nacionais convidados (10), artistas do Mercosul convidados (06) e participações espontâneas (11). Os convidados nacionais foram escolhidos pelo conselho curador – formado por cinco críticos que fizeram as indicações de dez artistas com uma atuação expressiva na arte contemporânea.

Os seis convidados do Mercosul são designados pelos órgãos competentes de seus países (Argentina e Paraguai) e as participações espontâneas – que nesta edição aumentou e alcançou a marca de 517 artistas inscritos – também foram avaliadas pelo Conselho Curador que selecionou onze artistas. Todos os selecionados podem se sentir vencedores, pois receberão, cada um, a mesma quantia como prêmio de participação: R$ 8.000.

Criado em 1944, o Salão Paranaense é o evento mais tradicional promovido pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná e, além de ininterrupto desde sua fundação, é o Salão mais antigo do país. O evento, assim como a arte que ele representa, evoluiu ao longo dos anos. Desde a edição de 2005 a sua principal mudança foi na periodicidade, deixando de ser anual, para tornar-se bienal. A 62ª edição do Salão acontece em dezembro.

Nesta edição o Comitê curatorial foi formado pelos seguintes críticos de arte: Artur Freitas - Curitiba, Daniela Vicentini - Curitiba, Isaac Anônio Camargo - Londrina, José Francisco Alves - Porto Alegre, Simone Landal - Curitiba.

Os artistas selecionados por participação espontânea são: 1. Camille Kachani (São Paulo/SP) 2. Daniel Escobar (Porto Alegre/RS) 3. Dirceu da Costa Maués (Belém/PA) 4. Fernando Burjato (São Paulo/SP) 5. Juliana Stein (Curitiba/PR) 6. Luciano Zanatte (Porto Alegre/RS) 7. Maria Nepomuceno Taborda (Rio de Janeiro/RJ) 8. Paula Almozara (Campinas/SP) 9. Rafael Carneiro (São Paulo/SP) 10. Rodrigo Braga (Recife/PE) 11. Tony Camargo (Curitiba/PR)."

Oficina Livre de Teatro


O que tem aqui?
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.