sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Nossa Curitiba Literária de Hoje

Tony Bellotto, Kledir Ramil e Arnaldo Antunes, ontem na mesa redonda Transitares, no SESC da Esquina, pelo Curitiba Literária. Fotos de Lucília Guimarães.


















Para ver novamente as nossas meninas

O grupo musical feminino Rosa Flô retorna ao Teatro do Paiol, em Curitiba, nessa terça-feira, às 20 horas, com o belo show Para ver as meninas: choros, sambas, lundus, maxixe, ciranda, frevo, baião, xote e maracatu fazem parte do repertório. Vamos lá, ver e ouvir Carla Zago (violino), Cristina Loureiro (piano), Marcela Zanette (flautas) e Mariana Fagundes (percussão).

CPI de Roubo de Obras de Arte

Foi aprovada a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o roubo e comércio ilegal de obras de arte brasileiras, pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
O projeto de resolução da criação da CPI é de autoria da deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA). O próximo passo será a apreciação do projeto pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara.
Considera-se que o comércio ilegal de obras de arte seja o terceiro crime mais rentável do mundo, perdendo apenas para armas e drogas. No Brasil, o Iphan registra que existem 992 peças roubadas em todo país. Isso quando nossas obras não são queimadas, como no culto evangélico que narramos há alguns dias...

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Curitiba Literária de hoje


Na série de fotografias de Lucília Guimarães que estamos levando ao ar essa semana, temos hoje as imagens da peça A Descoberta das Américas, que aconteceu ontem no Teatro do Paiol.
O Curitiba Literária está apresentando ao públicos três peças baseadas em obras literárias e A Descoberta das Américas, que teve direção de Alessandra Vanucci, é baseada em texto de Dario Fo.




Cultura livre em edital

Parece que a onda de abertura cultural realmente veio para ficar. Hoje o Clipping Duo trouxe interessante notícia, extraída do Diário do Nordeste, por Júlia Lopes, informando que a Funcet, Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza lançará editais para 2008 que vincula os futuros produtos culturais a lincenças do Creative Commons. As licenças deverão ser as de uso sem finalidade comercial.
Ainda recebendo muitas críticas, a tendência de cultura livre foi adotada pela Funcet sob o argumento de que o dinheiro público aplicado nas produções, desse modo, retornará à sociedade, sob análise do interesse público.

BNDES financia

Do informativo Clip Duo, citando http://www.musicnews.art.br/

"O Cartão BNDES é uma ágil e segura alternativa de acesso aos recursos financeiros do BNDES pelas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), desenvolvida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a fim de apoiá-las na realização de investimentos. Consiste em uma linha de crédito rotativo pré-aprovado, de até R$ 250 mil por banco emissor (BRADESCO, BANCO DO BRASIL e CAIXA ECONÔMICA), com prestações fixas, prazo de até 36 meses, além de taxa de juros bastante atrativa (atualmente de 1,00% ao mês). Sua utilização destina-se à aquisição de bens necessários às atividades das MPMEs, que tenham fabricação total ou parcial no país e que estejam expostos no Portal de Operações do BNDES por fornecedores devidamente credenciados. "

Cultura do Surf

Da Folha Online
Na Oca, em São Paulo, acontece hoje o Festival Alma Surf , que mostra a cultura do surf como manifestação de não mais uma geração, mas de um grande público. Conta com exposição de pranchas, quadros e fotos, exibição filmes e shows musicais com Donavon Frankenreiter, Ben Harper, Matt Grundy, ALO (com Jack Johnson).
O festioval, que depois segue para Florianópolis, é uma demonstração da cultura jovem de um tempo, que se sedimentou como cultura de massa nas gerações seguintes, com possibilidades imensas de produções em todo o mundo.

BNDES muda as regras para produção audiovisual

Do Estadão
"RIO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou em comunicado aprovação de alteração no regulamento do banco para operações de investimento na atividade audiovisual. De acordo com a instituição, a alteração permite que produtoras independentes obtenham financiamento e recursos não-reembolsáveis para a realização de filmes, documentários e animação para a TV.
Segundo o banco, trata-se de uma extensão do apoio já concedido ao cinema, agora exclusivamente para projetos com distribuição e exibição em TVs nacionais e estrangeiras, garantidas por meio de co-produções internacionais. "Com a mudança, o banco disponibilizará R$ 6 milhões por ano em recursos não-reembolsáveis (dotação máxima), para as produções independentes de TV", esclareceu o BNDES.
O banco informou ainda que os investimentos para projetos audiovisuais voltados para exibição em televisão devem atender vários requisitos. Entre eles, é necessária aprovação do BNDES para um pleito de financiamento no âmbito do Programa de Apoio à Cadeia Produtiva do Audiovisual (Procult).
De acordo com informações do banco, estimativas mostram que existem, atualmente, cerca de 70 projetos audiovisuais com acordos de co-produção internacional firmados, sem conseguir recursos correspondentes à parte brasileira. Na avaliação do banco, a nova modalidade anunciada hoje pelo banco pretende contribuir para suprir essa lacuna."

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O Banho

Estréia hoje "O Banho" no Teatro Novelas Curitibanas, com o Grupo Teatral do Abração, sob a direção de Letícia Guimarães.
Apresentações de quarta-feira a sábado, às 21h, e aos domingos, às 19h, até 2 de dezembro.
Numa prévia da peça, as fotos de hoje de Lucília Guimarães.









Blog do Curitiba Literária

Para acompanhar todos os movimentos do Curitiba Literária, visite o blog do evento.

Semana de Arte da Periferia de São Paulo


Operação Mecenas - nota oficial divulgada pelo MinC

No site do MinC encontra-se a seguinte nota:

"Na manhã desta terça-feira (6 de novembro), a Polícia Federal cumpriu cinco mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão, como parte do inquérito que apura irregularidades na tramitação de projetos postulantes aos recursos da Lei Rouanet, na chamada "Operação Mecenas".
As investigações, pedidas pelo Ministério da Cultura a partir de uma denúncia, levaram à prisão uma servidora do MinC e mais quatro acusados, ligados a duas empresas de consultoria a projetos culturais.
Ao longo dos últimos seis meses, a articulação e cooperação entre o MinC, a Controladoria Geral da União e a Polícia Federal foram essenciais para assegurar uma investigação minuciosa.
O inquérito policial está sob segredo de Justiça. Porém, já podemos informar que o esquema irregular consistia no travamento da tramitação de projetos com maior potencial de captação de patrocínios e com valores mais elevados. A partir daí, integrantes das empresas G4 e Mecenas ofereciam seus "serviços" aos proponentes desses projetos, para assegurar a tramitação dos mesmos. Para isso, ainda segundo as investigações, contariam com a participação da servidora acusada.
O Ministério da Cultura informa que as irregularidades atingiram 20 projetos, de um total de oito mil que tramitam anualmente no ministério. Isso, entretanto, não diminui a gravidade do fato.
Caberá ao MinC instaurar o processo administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades da servidora envolvida no caso, que terá assegurado o amplo direito de defesa. As providências, no âmbito criminal, estão a cargo da Polícia Federal.
O Ministério da Cultura continua empenhado e atento para que todas as nossas atividades sejam pautadas pelos princípios constitucionais que regem a administração pública e pela ética que tem caracterizado nossa gestão. Esta postura republicana implica assegurar que todos os projetos postulantes aos recursos públicos oriundos do Fundo Nacional de Cultura ou de renúncia fiscal tramitem em condições de igualdade e em processos transparentes.
O MinC reafirma sua determinação de investigar todos os indícios de atos ou fatos que possam comprometer o interesse público.
Brasília, 6 de novembro de 2007.
Ministério da Cultura"

12ª Mostra do Filme Etnográfico

Ontem, 06/11, houve a abertura da 12ª Mostra de Filme Etnográfico, que acontecerá até 12/11.
Num grande debate sobre o cinema etnográfico e as questões imateriais, sobre as culturas populares e sobre a antropologia visual, a mostra reune 107 filmes selecionados, em exibição no Cinema 2, da CAIXA Cultural (sede da Mostra em 2007) e no Cinema Espaço Museu da República.
Maiores informações você encontra aqui.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

A pílula de Curitiba Literária de hoje

"Literatura é a linguagem carregada de significado até o máximo grau possível."

João Silvério pela fotógrafa Lucília Guimarães ontem. A frase ao fundo é do poeta Ezra Pound.











"amei em cheio meio amei-o meio não amei-o"


Haikai de Paulo Leminski, em obra exposta na Curitiba Literária, fotografada também por Lucília Guimarães.

Discos Giratórios de Marcelo Weber

PF cumprirá mandados de prisão e busca em operação contra fraude de incentivos culturais

Deu na Folha Online hoje, que a "Polícia Federal divulgou em seu site mais informações sobre a operação Mecenas, desencadeada nesta terça-feira (6), conforme adiantado pela colunista Mônica Bergamo.
De acordo com a polícia, o objetivo da operação é "desmantelar uma quadrilha que fraudava o andamento de projetos culturais submetidos à apreciação do Ministério da Cultura, onde postulavam credenciamento nos benefícios fiscais previstos na Lei Rouanet".
Ao todo, cinco acusados de vender facilidades na pasta já foram presos, incluindo um funcionário do MinC (Ministério da Cultura) e quatro lobistas.
O próximo passo dos policiais será cumprir cinco mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão, todos no Distrito Federal.
Segundo a PF, o grupo criminoso envolvido no esquema era composto por produtores culturais e servidores públicos, que proporcionavam favorecimento nas análises dos processos submetidos ao Conselho Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, órgão do Ministério da Cultura.
A investigação, que durou seis meses, começou a partir de uma denúncia feita ao MinC por um empresário que revelou estar sendo achacado por funcionários do ministério. A CGU (Controladoria Geral da União) foi alertada e solicitou ajuda da PF."
A Folha on Line também anunciou, ao final da manhã, que os cinco acusados já estão presos.

Second Life e Cultura

Ana Carla Fonseca Reis, no site Cultura e Mercado de hoje, trouxe um surpreendente texto sobre a realidade no Second Life. Nesse ambiente virtual, pela internet, empresas de variados segmentos da economia estão presentes, servindo ao que atualmente movimenta mais de 10 milhões de pessoas no mundo todo, dinheiro virtual na monta de US$ 1,8 milhões, além de crescente especulação imobiliária. Até o Vaticano pensa em evangelizar pessoas através de "missionários internautas".
O que mais nos despertou a atenção foi o fato de que gestores culturais pelo mundo já tenham passado a figurar no mundo da Second Life, com algumas notáveis iniciativas de "práticas artísticas experimentais e observações nas comadas sociais e culturais que se desenvolveram no Second Life".
Recomendamos a leitura integral do texto no link acima.

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura

Correu pela internet a notícia de que o deputado Angelo Vanhoni, do PT, esteve em Brasília junto com outros políticos, pleiteando modificações no tratamento dado à Cultura Nacional.
Parece que surtiu efeito toda movimentação. No site do Ministério da Cultura consta hoje a notícia de que na próxima quinta-feira, dia 08/11, será lançada a Frente Parlamentar Mista de Defesa da Cultura no Congresso Nacional.
Mais de 400 parlamentares assinaram a adesão para implementação da frente.
O movimento é liderado pelo já citado deputado Ângelo Vanhoni (PT/PR) e por Frank Aquiar (PTB/SP), José Fernando Aparecido de Oliveira (PV/MG) e Rodrigo Rollemberg (PSB/DF).

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Novos editais da Fundação Cultural de Curitiba

O Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Curitiba, através de Fundação Cultural, abriu inscrições para três novos editais.

Um deles é o edital de seleção de projetos para o fomento à produção e/ou difusão artística e cultural nas áreas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, patrimônio histórico, artístico e cultural, artesanato, folclore, cultura popular e manifestações culturais tradicionais, literatura e música (até 19/11).

O segundo é o edital de Pesquisa de Linguagem Teatral (até 19/11). O terceiro deles é o edital de Difusão em Teatro – Teatro Independentes 2008 (até 07/12).

Duas notícias sobre direitos autorais

Extraímos do Consultor Jurídico duas recentes notícias relativas a direitos autorais.

A primeira diz respeito à greve iniciada na última sexta-feira, dia 02/11, pelos roteiristas de cinema dos EUA, que pleiteam direitos autorais devidos com a venda dos DVDs, que teriam sido pagos a menor pelas indústrias do entretenimento americanas.

A segunda notícia trata de uma decisão da 46ª Vara Cível do Rio de Janeiro, onde a juíza Maria Luiza Obino Niederaurer declara que afiliada de emissora de televisão paga direitos autorais pela execução/radiofusão de obras musicais, mesmo que já quitadas pela transmissora.

Enquanto não quitar a dívida com o Ecad, contraída desde novembro de 2003, a TV não poderá executar qualquer obra musical, lítero-musical ou fonograma, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Seu boiadeiro, por aqui choveu!!!

A maratona literária de Curitiba começou a plenos pulmões. De hoje a sábado estaremos postando comentários sobre o que acontece no envento e fotos especialmente captadas pela fotógrafa Lucília Guimarães. Hoje, ficamos com as imagens do show do Cordel do Fogo Encantado, que lotou ontem a noite a Ópera de Arame.





Hoje é o Dia da Cultura!

Dia 05 de novembro é o Dia Nacional da Cultura, desde 1970, quando o foi instituído pela Lei 5579/70.
A escolha desse dia foi uma homenagem ao que seria o aniversário de Rui Barbosa, patrono da Cultura brasileira.

Procurando se especializar em Cultura???

Esse blog tem a clara proposta de fomentar toda iniciativa de qualidade no campo cultural.
Quando essa iniciativa, além de ter qualidade, pode acrescentar qualidade a outras iniciativas, então é o paraíso.
Por isso não podemos deixar de trazer a informação de que a Pós Graduação Bagozzi está abrindo o curso de Especialização em Produção e Marketing Cultural, que suprirá importante lacuna na formação do produtor em Curitiba.
Vale a pena conhecer o projeto do curso e se aprimorar!
Informações no site.

Que passa em Curitiba?


Brasileirinho

Brasileirinho é o título de um choro composto em 1947 por Waldir Azevedo, considerado por muitos o melhor exemplo do gênero.
Mas é também o nome de uma recente e qualificada produção cinematográfica nacional, filme do finlandês de Mika Kaurismäki, que tem sido elogiado por muitos e bons.
Já de cara, o site do filme já está uma delícia, apontando a qualidade da trilha sonora. De lá extraímos a sinopse abaixo:
"Um emocionante passeio pela história do Choro, suas origens, primeiros adeptos, e ainda, um importante registro do Choro atual, feito por novos e apaixonados músicos, que mantém vivo e pulsante esse gênero musical tão diverso quanto rico.
Durante uma tradicional Roda de Choro, o Trio Madeira Brasil, composto por destacados músicos de Choro como Marcello Gonçalves (violão de 7 cordas), Zé Paulo Becker (violão) e Rolando do Bandolim, apresenta aos demais músicos convidados um projeto de show, e convida-os a participar.
Paralelamente, seja nas sessões de Roda, em suas próprias casas, ou tendo “cartões postais” do Rio de Janeiro ao fundo, alguns dos maiores expoentes do Choro tocam e lembram passagens essenciais da história desta música urbana do Brasil, como por exemplo a Era do Rádio, das Big Bands, e das gafieiras tradicionais, que aconteciam a céu aberto, no interior do país.
O conceito de “BRASILEIRINHO”, porém, é focalizar na vitalidade atual do Choro. Nesse contexto, uma olhada no workshop semanal de Choro no Rio de Janeiro, com mais de 300 participantes de todas as idades, ilustra, sem constrangimentos o autêntico jeito brasileiro de tocar e improvisar música, com níveis de qualidade impressionantes. O filme culmina com um concerto em um tradicional teatro do estado do Rio de Janeiro - o Teatro Municipal de Niterói. Durante o show, os artistas resumem, de forma espetacular, a opulência dos ritmos e melodias do Choro, um dos melhores e mais autênticos estilos musicais do Brasil."

Rede Cinemark exibe hoje filmes brasileiros a R$ 2

A rede Cinemark realiza hoje a oitava edição do "Projeta Brasil", com a exibição somente filmes brasileiros, com ingressos a R$ 2,00. A renda obtida com a bilheteria é destinada a filmes e produtores premiados em festivais pelo país afora.
São este ano 25 filmes recentes, dentre os quais "A Grande Família", de Maurício Farias e "Tropa de Elite", de José Padilha.
A programação do evento você confere aqui.

1º Festival de Cantigas de Capoeira

Dia 15/11, às 13 horas, no Guairinha, acontece o 1º Festival de Cantigas de Capoeira, em Curitiba-PR. A entrada no teatro será um quilo de alimento e mais um livro. Na tentativa de mostrar o que há de antigo e também o que há de novo nas rodas de capoeira, a organização do festival espera inscrições até o dia 11/11.
Já no dia 16/11, no Teatro Brasílio Itiberê, haverá o 1º Fórum de Capoeira de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, sobre Ética e Responsabilidade Cultural, numa promoção do Centro Cultural Humaitá.
Contatos com Prof. Sombra (91617961) e Prof. Onasayo (88314915).

Musicada


O que tem aqui?
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.