quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Editais de cultura abrindo

Inscrições para editais estão abrindo aos montes em novembro, e o fato é notícia em muitos sites de cultura pelo país.
Camila Vieira, de O Povo, citado pelo boletim Duo Informação e Cultura, trouxe um belo apanhado das principais oportunidades, das quais extraímos algumas aqui:

PROGRAMA OI DE PATROCÍNIOS CULTURAIS INCENTIVADOS 2008
O que é: O edital da Oi Futuro destina recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura. Serão considerados aspectos como a capacidade de transformação social do projeto, de geração de renda, de criação de novas oportunidades de trabalho, de formação de artistas e de novas platéias. Também serão priorizadas iniciativas que valorizam talentos regionais e que possibilitem o intercâmbio de idéias e a convergência entre a arte e tecnologia.
Incrições: até 5 de novembro de 2007
Site: www.oi.com.br
Info: (21) 3131.3060

REVELANDO OS BRASIS - ANO III
O que é: Parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras, o edital selecionará 40 projetos (histórias reais ou ficções) para vídeos digitais de municípios brasileiros de até 20 mil habitantes. Os selecionados participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural e direitos autorais. Na etapa seguinte, os autores retornarão a suas cidades para realizar os seus vídeos.
Inscrições: até 29 de fevereiro de 2008
Site: http://www.revelandoosbrasis.com.br/
Info.: (27) 3327.2751

PROGRAMA DE EDITAIS DE FOMENTO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 2007/2008
O que é: Por meio do Minc, o programa inclui editais referentes ao Apoio a Longa-metragens de baixo orçamento; Curta-metragens do gênero ficção com temática infanto-juvenil; Curta-metragens do gênero animação; Curta-metragens dos gêneros ficção, documentário ou experimental; Curta-metragens digitais, para proponentes participantes ou egressos de projetos sociais; Desenvolvimento de roteiros cinematográficos inéditos, de longa-metragens; Desenvolvimento de projeto de série de animação para televisão. O programa prevê o investimento R$ 9,8 milhões às produções selecionadas.
Inscrições: início em 5 de novembro de 2007
Site: http://www.cultura.gov.br/
Info.: (61) 3316.2088 / (61) 3316.2044

BOLSA DE ESTÍMULO À CRIAÇÃO LITERÁRIA
O que é: No edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), podem concorrer às bolsas brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos, com projetos de romance, poesia, conto, crônica, novela e outros para adultos, jovens e crianças. Não há restrições quanto à temática, mas não serão aceitas adaptações de obras de outros autores e o candidato se responsabiliza pela originalidade do projeto e no caso de ferir direitos autorais de terceiros.
Inscrições: até 10 de dezembro de 2007
Site: http://www.funarte.gov.br/
Info.: (21) 2279.8065

BOLSA DE ESTÍMULO À DRAMATURGIA
O que é: No edital da Funarte, podem concorrer às bolsas brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos, com projetos de criação de textos dramáticos em qualquer gênero, para todas as faixas etárias. A distribuição do montante total será por região (duas bolsas para cada região). Cada premiado receberá R$ 30 mil.
Inscrições: até 10 de dezembro de 2007
Site: http://www.funarte.gov.br/
Info.: (21) 2279.8065

Nenhum comentário:

O que tem aqui?
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.