quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A cozinha na arte e a arte na cozinha: do Futurismo à nouvelle cuisine

O estudo da culinária como elemento cultural também estará presente no 1º Seminário Internacional de Estudos Interartes da UFPR, cujo cartaz postamos nesse blog dia 13/10.
Trata-se da fala do Professor Fabiano Dalla Bona, às 18:00 horas de sábado, dia 20/10. Das criações futuristas às "inovações" da nouvelle cuisine, Fabiano falará sobre a comida na arte e da arte na comida. É dele o texto abaixo:
"Que razões existiriam para não considerarmos a cozinha como uma expressão artística e o material alimentar num processo estético? Seria negar a obra de Daniel Spoerri e seu restaurante de eat art e os banquetes futuristas de Marinetti e seus companheiros.
Os cozinheiros sempre foram artistas, pois ilustram a tese de que cozinhar, escolher alimentos, elaborar pratos, celebrar a gula, um estilo para seus fogões é promover uma visão de mundo através de discursos enunciados de maneira plástica e nutritiva, estética e alimentar.
O que as artes produzem, como também a cozinha, é o imaterial, que não pode ser fechado, circunscrito. A cozinha é uma arte do tempo: tempo de preparo, duração dos cozimentos, cores e formas desenvolvidas de maneira tridimensional. Ela utiliza volumes e materiais diferentes, exatamente como suas irmãs mais ricas: a arquitetura, a pintura, a escultura e a música."
Ao lado, uma imagem de época de um prato futurista e do menu do restaurante Santopalto de Turim, de 1931.

Nenhum comentário:

O que tem aqui?
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.